O que é fogo?

FOGO EM AUTOMÓVEL

O extintor deve estar em local de fácil localização, retire o extintor e o transporte até o local, dirija o jato a base do fogo, após desligue a bateria do veículo.

O QUE FAZER EM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO?

- Preservar a sua integridade física e de outras pessoas;

- Realizar o primeiro combate ao fogo com os meios disponíveis. Ex: pano molhado, balde de água, mangueiras de jardim ou extintores e posteriormente chame o corpo de bombeiros pelo telefone 193, que pode ser discado de qualquer telefone público sem ficha ou cartão;

- Ao sentir cheiro de gás ventile ao máximo o ambiente, não provoque qualquer tipo de chama ou fagulha, nem mesmo ligue ou desligue o interruptor de luz.

CUIDADOS COM O GÁS DE COZINHA

- Não fumar enquanto estiver manuseando o botijão;

- Se a mangueira pegar fogo feche o registro;

- Ao utilizar o fogão acenda primeiro o fósforo e depois abra o registro,

- Não utilize o botijão de 13 Kg em fogareiros ou lampiões, pois poderá ocasionar um super aquecimento do recipiente rompendo a válvula de segurança;

- Não utilize chama para localizar vazamento de gás, use espuma;

- Faça revisões periódicas das instalações elétricas.

CUIDADOS COM AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

- Não faça consertos ou improvisações nos fios ou equipamentos elétricos sem estar devidamente habilitado;

- Evite ligar mais de um aparelho numa só tomada, pois sobrecarrega o sistema elétrico podendo provocar um curto circuito ou incêndio;

- Desligue o ferro ao atender a porta ou o telefone.

CUIDADOS COM O USO DE CIGARRO

- Não jogar cigarro acesso no cesto de lixo;

- Evite acumular pontas de cigarro no cinzeiro do carro;

- Não jogue ponta de cigarro acesso na estrada;

- Não durma fumando;

- Respeite as placas de proibição.

PROCEDIMENTOS EM CASO DE INCÊNDIOS EM EDIFÌCIO

- Mantenha a calma;

- Nunca salte do prédio;

- Desça sempre, só suba em último caso, pois a tendência do calor e do fogo é subir;

- Não utilize elevadores, providenciando para que outras pessoas também não utilize.

SEMPRE QUE POSSÍVEL UTILIZE AS CAIXAS DE INCÊNDIO DA SEGUINTE MANEIRA

- Abra a tampa;

- Engate a mangueira na saída do registro;

- Engate o esguicho na outra extremidade da mangueira;

- Desenvolva a mangueira em direção ao fogo;

- Abra o registro na caixa de incêndio

OUTROS CUIDADOS

- Se a peça estiver tomada de fumaça, ande rente ao chão, pois é onde há menos fumaça e mais oxigênio;

- Zele pelos hidrantes nas calçadas, pois é onde os bombeiros abastecem com a água as viaturas;

- Mande revisar periodicamente os extintores;

- Ao entrar no ônibus, trens, repartições, casa de espetáculos, oberve onde situam-se as saídas de emergência;

- Se sua roupa pegar fogo, role no chão ou envolva-se num cobertor.

"você não precisa se preocupar excessivamente com os incêndios, mas nunca pense que ele somente ocorre com os outros ".

"LEMBRE-SE QUE A RESPONSABILIDADE DE EVITAR INCÊNDIOS NÃO CABE SOMENTE AOS BOMBEIROS, MAS SIM A TODO O CIDADÃO CIENTE DE SEUS DEVERES".

>>COMO ESCAPAR DE UM INCÊNDIO

O fogo é uma necessidade para a sobrevivência do ser humano. Sua aplicação é vasta: desde o cozimento dos alimentos até a impulsão de foguetes para o espaço. Nestas condições está sob controle e os riscos que ele oferece são mínimos. Da mesma forma, quando acionamos o queimador de gás do nosso fogão, também o fogo está sob controle porque nós o manipulamos com segurança.
Quando este mesmo fogo passa do fogão para um material combustível existente nas proximidades e se alastra, estamos diante de um incêndio, que produz maior volume de chamas e temperatura mais intensa. Causa danos ao patrimônio e às pessoas.
Diante disto, podemos concluir que incêndio é fogo descontrolado, certamente porque foi mal manipulado ou porque as normas básicas de prevenção contra incêndios não foram obedecidas.