Reanimação Cárdio Pulmonar (RCP)

Testemunho sobre Massagem Cardíaca

RCP EM TRÊS PASSOS SIMPLES
(Procure aprender em um curso a RCP)

RCP  - Reanimação Cárdio Pulmonar

 

1. CHAME SOCORRO

Cheque o estado da  vítima (nível de consciência). Se a vítima não responde,  Chame  193 e depois  retorne vitima. Na maioria dos casos de emergência, os operadores (atendentes) podem dar assistência de como iniciar uma  RCP.

 

 

 

 

2. RESPIRAÇÃO
Respiração  boca a boca.

Incline a cabeça para trás  e escute a respiracão (VÊR, OUVIR E SENTIR). Se a vítima não tem movimento respiratório, feche o nariz com os dedos. Cubra sua boca com a sua e assopre(ventile) verifique se o tórax eleve. Dê duas respirações de dois segundos cada uma.

 

 

 

 
3.COMPRESSÃO

Se, depois das ventilações a vítima não voltou a respirar, verifique se não tem circulação (batimento cardíaco) se não houver, proceda:

1. Posicionar a vítima em DDH (Decúbito Dorsal Horizontal) ou seja deitada de costas sobre uma superfície rígida.

2. Efetuar 30 compressões torácicas, no ritmo de 100 compressões por minuto.

3. Efetuar 2 ventilações.

4. Manter as compressões e ventilações na freqüência 30:2.

4. Verificar o pulso central a cada 2 minutos: se não houver pulso, RCP deve ser reiniciada pelas 30 compressões torácicas.

OBS: O socorrista que ventila é responsável por avaliar a eficácia da compressão, controle do tempo e verificação do pulso central.

A troca de posição entre socorristas deve ser feita durante a verificação do pulso central, não devendo exceder a 3 ciclos.

 Nunca treine compressão cardíaca em uma pessoa com batimentos normais.

ATENÇÃO   Verifique se os batimentos estão restabelecidos a cada dois minuto.Continue fazendo respiração  boca a boca (2 respirações) e fazendo compressões cardíacas (30 vezes) até que chegue socorro........